Data da Fundação: Dia 11/02/1996 por um grupo de irmãos, cunhados, amigos, amantes do carnaval, que estavam desiludidos com a trajetória que o carnaval de rua de São Luís estava seguindo, pois este vinha sendo invadido pelo axé-music bahiano, importado por organizadores de micareta (Marafolia), carnaval fora de época.

Objetivo: Fortalecer o carnaval de rua, conquistando os jovens foliões adeptos do axé-music, utilizando elementos autênticos do Carnaval de São Luís, tanto no stilo musical, quanto nas fantasias, adereços e alegorias, com um estilo alegre e irreverente.

Nome e Símbolo do Bloco: O nome foi criado de um trocadilho da palavra Marafolia, que resultou em JEGUEFOLIA, foi inspirado no animal Jegue e adotado como símbolo do Bloco. O Jegue é um animal característico na regão do Nordeste e o principal tracionador das carrocas que ainda hoje trafegam pelas ruas da Capital, de excelente resistência física, e, por diversas vezes, tentaram retirá-lo das ruas, cujo paralelo pode ser tracado como o nosso carnaval, quem vem resistindo bravamente ao longo dos tempos, e já foi considerado o 3º melhor carnaval de rua do Brasil.

Animação, Fantasias e Alegorias: A animação fica por conta de uma banda de música de instrumentos de sopro e percussão que toca marchinhas de carnaval, frevos, sambas e ritmos locais. A Fantasia é composta de viseira caracterizada com as orelhas do jegue e camisa pintada com motivos carnavalescos. A alegoria é composta pelo estandarte do bloco, burrinhas e alegoria gigante do jegue.

Locais de apresentações e dias de saida oficial: O bloco se apresenta no circuito oficial de rua no quatro dias de folia de Momo (São Pantaleão, Rua do Passeio, Praça da Saudade e Praça Deodoro) e no próprio bairro do Maranhão.